A produção de biscoitos tipo cracker é feita a partir de um processo de fermentação biológica, com a mistura dos seguintes ingredientes: farinha de trigo, água, fermento, gordura, malte e bicarbonato. Sua fabricação é realizada em duas etapas, conhecidas como fase de esponja e fase de massa, o que torna o processo mais longo quando comparado a outros tipos de biscoitos, gerando altos custos produtivos.
Na etapa de esponja, ocorre uma fermentação inicial com a mistura de farinha de trigo, água e fermento biológico, e deixa-se fermentar de 12 a 16 horas. Essa fase é importante para definir uma boa reologia de massa e as características desejadas do produto final. Após concluída essa primeira etapa, adiciona-se os demais ingredientes para finalização do processo de formação da massa, que permanece em fermentação por mais 4 a 8 horas.
Conforme já mencionado anteriormente, esse é um processo de longa fermentação, que gera altos custos de produção para indústria, o que representa um grande desafio, uma vez que biscoitos são produtos extremamente sensíveis a preço.
Atenta a esse desafio, a Prozyn tem em seu portfólio o Fast Cracker, que traz uma tecnologia de enzimas que aceleram o processo de fermentação, reduzindo o tempo em pelo menos 20% sem alterar a consistência da massa. Além disso, essa solução mantém as características de cor, aparência e uniformidade dos biscoitos, otimizando todo o processo produtivo.
A Prozyn possui um portfólio amplo e completo para a indústria de biscoitos, com soluções que garantem redução de custos, ganhos sensoriais e ainda outros benefícios adicionais. E você, qual o seu desafio?
SOBRE A PROZYN
A Prozyn é uma das principais fornecedoras de ingredientes biológicos do país. Possui soluções sob medida para as necessidades específicas dos clientes, sempre baseadas na inovação, tecnologia e melhoria da qualidade de vida. Oferece uma linha completa de ingredientes para redução de custo, otimização de processo e melhoria da qualidade do seu produto.
Izabele Ferreira de Melo – Marketing