A floculação das leveduras é um fenômeno muito comum, observado nas plantas produtoras de etanol a partir da fermentação de caldo de cana-de-açúcar ou melaço. Isso ocorre quando células individuais de levedura são agregadas entre si, formando flocos que podem sofrer flotação e, principalmente, sedimentação no fundo da dorna. Esse fenômeno dificulta a conversão dos açúcares presentes no mosto em etanol, uma vez que o contato superficial com o substrato é reduzido pelo agrupamento e decantação das células, o que diminui o rendimento da produção de etanol.
A floculação ocorre por diversos fatores, sejam eles advindos da própria genética da levedura ou externos, como o contato com gomas sintetizadas por bactérias contaminantes do processo – como a dextrana, produzida por Leuconostoc mesenteroides – , pelo contato com bactérias indutoras da floculação, e até mesmo pela contaminação por leveduras floculantes vindas da lavoura, também capazes de induzir cepas não-floculantes a se agruparem. Fatores proteicos relacionados à parede celular das leveduras, em associação à sais minerais, como o cálcio, estão comumente envolvidos e considerados os principais causadores da floculação. Outros fatores que podem ser citados são as baixas temperaturas, pHs acima de 3, concentração de células superior a 3×108 células/ml, e depleção de nutrientes no meio.
Para combater esse problema, as usinas utilizam habitualmente o tratamento do fermento com ácido sulfúrico, ajustando-se o pH da cuba para algo entre 2,0 e 2,5, onde permanece por aproximadamente 1 hora, com o intuito de reduzir a floculação e combater a contaminação bacteriana. O tratamento ácido da suspensão de levedura tem, porém, efeito temporário, sendo reversível com a elevação do pH pela adição de mosto.
A Prozyn desenvolveu, especialmente para esse propósito, a linha FlocoMax®, composta por enzimas que agem diretamente na parede celular das leveduras, com efeitos permanentes que podem se acumular ao longo dos ciclos fermentativos até que o fermento esteja “limpo”, reduzindo com eficiência as taxas de floculação. FlocoMax® proporciona, através da desfloculação do fermento, benefícios como a melhora da eficiência da centrífuga, redução da formação de espuma, possível diminuição do uso de ácido sulfúrico e, consequentemente, maior rendimento da fermentação.
Para casos em que a floculação é agravada por bactérias contaminantes, recomenda-se ainda o efeito combinado de FlocoMax® com os antimicrobianos das linhas BioMax® ou Biozyn®, compostos naturais que diminuem a carga microbiana e impedem sua proliferação no processo.
A Prozyn, com seu DNA inovador, trabalha continuamente no desenvolvimento de produtos para o setor sucroenergético, visando sempre os ganhos em produtividade e redução dos custos de produção.
SOBRE A PROZYN
A Prozyn é uma das principais fornecedoras de ingredientes biológicos do país. Possui soluções sob medida para as necessidades específicas dos clientes, sempre baseadas na inovação, tecnologia e melhoria da qualidade de vida. Oferece uma linha completa de ingredientes para redução de custo, otimização de processo e melhoria da qualidade do seu produto.
Diego Oliveira – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação