Você sabia que o colágeno representa cerca de 30% de todas as proteínas no nosso corpo? Ele é o principal constituinte de tecidos que formam pele, cartilagens, ligamentos, tendões e ossos, por exemplo, e por isso é tão importante na manutenção do nosso organismo.
Como toda proteína, é composto por uma sequência de aminoácidos ligados por ligações peptídicas, principalmente glicina, prolina e hidroxiprolina. A hidroxiprolina é produzida a partir de modificações da prolina com a atuação de vitamina C neste processo, por isso a carência de vitamina C pode levar à deficiência de produção de colágeno também, além do processo natural de envelhecimento.
Suplementação oral de colágeno hidrolisado
Nos últimos anos, a ingestão oral de colágeno tem se tornado cada vez mais popular, uma vez que com o aumento da expectativa de vida da população, os sinais de envelhecimento têm se manifestado de forma mais pronunciada, envolvendo mudanças no organismo, como formação de rugas na pele e doenças degenerativas relacionadas aos ossos e articulações. Uma das causas dessas mudanças é o fato de que, próximo dos 30 anos, o corpo passa a perder seu conteúdo de colágeno por conta de um desequilíbrio entre a atividade catabólica e anabólica desta proteína.
Existem diversos tipos de colágeno, sendo os tipos I e II os mais comuns nos tecidos humanos. Em sua forma nativa, o colágeno é um composto insolúvel e não biodisponível. Por isso, a hidrólise de moléculas de colágeno é fundamental para a absorção, que é feita a partir de aminoácidos livres e peptídeos, e utilização pelo nosso organismo.
A suplementação oral de colágeno hidrolisado pode ser feita por meio da ingestão de suplementos alimentares ou de alimentos fortificados com estes compostos. Em alimentos, além da funcionalidade nutricional, essas moléculas exercem funcionalidades tecnológicas, como capacidade de retenção de água e ação prebiótica, antioxidante e/ou antimicrobiana. Alguns alimentos que podem ser fortificados com colágeno hidrolisado são embutidos, bebidas funcionais, sopas, barras proteicas, entre outros.
Produção de colágeno hidrolisado
Na produção de colágeno hidrolisado, o colágeno nativo pode ser extraído de diferentes fontes, sendo a principal delas os tecidos bovinos, seguido dos suínos. Essas fontes apresentam alta disponibilidade e biocompatibilidade com humanos. A extração pode ser realizada por ação enzimática, normalmente em pH alcalino e temperaturas moderadas.
Por que a hidrólise enzimática é tão importante na produção de colágeno hidrolisado?
Diferentemente de processos envolvendo reagentes químicos, a hidrólise enzimática pode ser feita de maneira específica e controlada, obtendo-se hidrolisados com características desejadas. Perfil de distribuição de peso molecular, peso molecular médio, atividade biológica, funcionalidade tecnológica e sabor são as principais características que são alteradas com mudanças de parâmetros de processo.
Este controle de produção, proporcionado pela tecnologia das enzimas, permite atingir o grau de hidrólise necessário e a produção de peptídeos bioativos, que são peptídeos com funcionalidade otimizada e mais direcionada para uma finalidade específica.
Alinhada às tendências de mercado e necessidades dos consumidores finais, a Prozyn apresenta um amplo portfólio de proteases que compõem a linha PROTEZYN®, que atuam de forma específica, permitindo a obtenção de peptídeos de colágeno com o grau de hidrólise desejado e melhorias de sabor. Além disso, a Prozyn conta com um time de técnicos especialistas com experiência na indústria, que auxiliam no desenvolvimento de seus clientes, indicando as melhores soluções para obtenção de produtos com características esperadas.
SOBRE A PROZYN
A Prozyn é uma das principais fornecedoras de ingredientes biológicos do país. Possui soluções sob medida para as necessidades específicas dos clientes, sempre baseadas na inovação, tecnologia e melhoria da qualidade de vida. Oferece uma linha completa de ingredientes para redução de custo, otimização de processo e melhoria da qualidade do seu produto.
Eloisa Carmignola – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação