O consumo de farinha de trigo nos lares brasileiros teve um aumento expressivo nos últimos meses, decorrente das medidas de isolamento social. Isso fez com que os moinhos voltassem a dar mais foco no produto destinado ao consumidor final, na tentativa de recuperar eventuais perdas nos segmentos de padarias e indústrias. Com o aumento da demanda, também cresceu a necessidade de diferenciação da concorrência.
Os moinhos desenvolvem tecnicamente suas farinhas domésticas conforme o uso principal que seus clientes fazem delas. Apesar de serem entendidas como multiuso, os consumidores as utilizam em suas casas, majoritariamente, para fazer bolos, tortas e biscoitos. Essas aplicações demandam farinhas de baixa força e não necessariamente muito claras. Nesse cenário, o espaço para diferenciação em produto é limitado, e os moinhos buscaram criar opções com coloração mais clara ou com adição de fermento químico.
Já em algumas regiões, além de bolos e tortas, existe o costume histórico de fabricação de pães em casa. Isso leva os fabricantes a desenharem seus blends de trigo, moagem e aditivação para essa finalidade também. Neste caso, o valor no produto pode vir da diminuição do tempo de sova manual, do aspecto chamativo e de maior maciez. A linha de correções de farinha MAXIPAN® traz um balanço de enzimas customizado para cada cliente.
Outra possibilidade de agregar valor à farinha está alinhada com o aumento de pesquisas na internet por pães rústicos feitos em casa, por vezes até com fermentação natural. Esses têm características diferentes daqueles pães caseiros tradicionais, com açúcar, ovo e margarina. A casca precisa ser crocante, o miolo com alvéolos grandes e o sabor levemente acidificado. Isso se obtém com alta hidratação, longos descansos na massa e utilização de fermento natural. Caso o moinho opte por lançar uma farinha específica para esse tipo de pão, as enzimas MAXIPAN® auxiliam em absorção e tolerância, enquanto a linha de massas madres em pó PANSABOR® confere o sabor típico de fermentação natural, mesmo sem a utilização de levain.
Os moinhos podem ainda optar por diferenciações de acordo com tendências de naturalidade e saudabilidade, buscando uma certificação de produto Orgânico, por exemplo, ou fortificando a farinha com blends de vitaminas e minerais, desenvolvidos dentro da linha VITAMAX®.
Assim, o cenário atual vem fazendo as empresas pensarem em alternativas que antes pareciam longe da realidade. Qualquer que seja o desafio, o time de técnicos da Prozyn está sempre à disposição para desenvolver soluções sob medida para seus clientes.
SOBRE A PROZYN
A Prozyn é uma das principais fornecedoras de ingredientes biológicos do país. Possui soluções sob medida para as necessidades específicas dos clientes, sempre baseadas na inovação, tecnologia e melhoria da qualidade de vida. Oferece uma linha completa de ingredientes para redução de custo, otimização de processo e melhoria da qualidade do seu produto.
Ricardo Mori – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação