Prozyn BioSolutions: especializada na aplicação de soluções limpas e seguras na produção de alimentos

Nos últimos anos, as tendências no mercado de alimentos têm sido marcadas por saúde e nutrição. Os consumidores estão mais conscientes sobre informações contidas nos rótulos dos produtos e preocupados com seu consumo, e então, os aditivos químicos têm se tornado verdadeiros vilões na indústria alimentícia.

A Prozyn BioSolutions fornece soluções para que seus clientes possam atender as demandas de mercado. Nosso time técnico trabalha no desenvolvimento de biosoluções inovadoras, baseadas em enzimas e outros compostos naturais que podem substituir uma grande variedade de aditivos químicos.

As enzimas são compostas por cadeias polipeptídicas e estão naturalmente presentes no organismo de seres vivos com funções específicas. Por conta disso, atuam como substâncias biológicas e não representam perigo à saúde.

Na indústria de alimentos, elas geralmente são consideradas coadjuvantes de tecnologia. Em outras palavras, são compostos aplicados durante o processamento do produto com um objetivo em particular, não permanecendo ou permanecendo em pequenas quantidades (traços) no produto final. Por isso, elas geralmente não precisam ser declaradas no rótulo, tornando-se uma opção natural para permitir a produção de rótulos limpos, os chamados clean label. Esta característica pode variar de país para país, dependendo de sua regulamentação específica.

Produtos de panificação

Para produtos de panificação, as enzimas substituem aditivos químicos que desempenham um papel importante durante o processamento ou sua vida de prateleira, como emulsificantes e conservantes. Apresentam grande competitividade de mercado, promovem ótima qualidade do produto final e segurança aos consumidores. Além disso, permitem a redução de adição de gorduras e açúcar, sem perda de qualidade, e a extensão da vida de prateleira, promovendo maciez e frescor.

Indústria de lácteos

Na indústria de lácteos, as enzimas também permitem a redução de açúcar adicionado. Além disso, outros ingredientes naturais podem melhorar características sensoriais do produto final, substituindo aditivos químicos aplicados atualmente. Por exemplo, fibras naturais hidrolisadas podem ser usadas para atuar como estabilizantes em iogurtes, promovendo maior segurança para os com consumidores.

No segmento de bebidas, as enzimas promovem o melhor desempenho de processo e melhores características de qualidade. Além disso, são alternativas sustentáveis, uma vez que permitem a redução de consumo de água na produção, por exemplo. Em cervejaria promovem a formação de espuma mais cremosa, cerveja mais clara e com maior vida de prateleira. Para este tipo de produto, outros compostos naturais ainda podem ser aplicados para estabilização da espuma, por exemplo.

Segmento de bebidas

Estes são alguns exemplos de aplicação de compostos naturais em alimentos, mas existem outras infinitas possibilidades. As melhores soluções para cada cliente e para cada tipo de processo são cuidadosamente avaliadas, desenvolvidas e definidas por nosso time técnico, que apresenta grande experiência na indústria.